sábado, 13 de julho de 2013

Livro de Daniel Capítulo III







By google.



1     O REI Nabucodonosor fez uma estátua de ouro, cuja altura era de sessenta côvados, e a sua largura de seis côvados; levantou-a no campo de Dura, na província de Babilônia.

2     Então o rei Nabucodonosor mandou reunir os príncipes, os prefeitos, os governadores, os conselheiros, os tesoureiros, os juízes, os capitàes, e todos os oficiais das províncias, para que viessem à consagração da estátua que o rei Nabucodonosor tinha levantado.

3     Então se reuniram os príncipes, os prefeitos e governadores, os capitàes, os juízes, os tesoureiros, os conselheiros, e todos os oficiais das províncias, à consagração da estátua que o rei Nabucodonosor tinha levantado; e estavam em pé diante da imagem que Nabucodonosor tinha levantado.

4     E o arauto apregoava em alta voz: Ordena-se a vós, ó povos, nações e línguas:

5     Quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, prostrar-vos-eis, e adorareis a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tem levantado.

6     E qualquer que não se prostrar e não a adorar, será na mesma hora lançado dentro da fornalha de fogo ardente.

7     Portanto, no mesmo instante em que todos os povos ouviram o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério e de toda a espécie de música, prostraram-se todos os povos, nações e línguas, e adoraram a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tinha levantado.

8     Por isso, no mesmo instante chegaram perto alguns caldeus, e acusaram os judeus.

9     E responderam, dizendo ao rei Nabucodonosor: Ó rei, vive eternamente!

10     Tu, ó rei, fizeste um decreto, pelo qual todo homem que ouvisse o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, e da gaita de foles, e de toda a espécie de música, se prostrasse e adorasse a estátua de ouro;

11     E, qualquer que não se prostrasse e adorasse, seria lançado dentro da fornalha de fogo ardente.

12     Há uns homens judeus, os quais constituíste sobre os negócios da província de Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abednego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste.

13     Então Nabucodonosor, com ira e furor, mandou trazer a Sadraque, Mesaque e Abednego. E trouxeram a estes homens perante o rei.

14     Falou Nabucodonosor, e lhes disse: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei?

15     Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?

16     Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio.

17     Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.

18     E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.

19     Então Nabucodonosor se encheu de furor, e mudou-se o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; falou, e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer.

20     E ordenou aos homens mais poderosos, que estavam no seu exército, que atassem a Sadraque, Mesaque e Abednego, para lançá-los na fornalha de fogo ardente.

21     Então estes homens foram atados, vestidos com as suas capas, suas túnicas, e seus chapéus, e demais roupas, e foram lançados dentro da fornalha de fogo ardente.

22     E, porque a palavra do rei era urgente, e a fornalha estava sobremaneira quente, a chama do
fogo matou aqueles homens que carregaram a Sadraque, Mesaque, e Abednego.

23     E estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente.

24     Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei.

25     Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus.

26     Então chegando-se Nabucodonosor à porta da fornalha de fogo ardente, falou, dizendo: Sadraque, Mesaque e Abednego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Então Sadraque, Mesaque e Abednego saíram do meio do fogo.

27     E reuniram-se os príncipes, os capitàes, os governadores e os conselheiros do rei e, contemplando estes homens, viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os seus corpos; nem um só cabelo da sua cabeça se tinha queimado, nem as suas capas se mudaram, nem cheiro de fogo tinha passado sobre eles.

28     Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus.

29     Por mim, pois, é feito um decreto, pelo qual todo o povo, e nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro Deus que possa livrar como este.

30     Então o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abednego, na província de Babilônia.






Agora no capítulo 3, estamos introduzimos o outro assunto principal no livro de Daniel sobre o qual existe um conflito, o assunto da adoração. Aqui temos que atentar para os poderes que exigem falsa adoração. Veremos três jovens permanecendo firmemente fiéis com Deus, quando o mundo inteiro adorava falsamente. Os três amigos de Daniel foram tentados, mas resistiram: igualmente o povo de Deus nos últimos dias vai ser obrigado a fazer falsa adoração, mas vão se recusar. Por terem um sólido relacionamento com Deus não poderão ser compelidos a adorar falsamente.




 
By google.






A imagem dourada:



1.  Descreva a estátua que Nabucodonosor construiu. (Daniel 3 : 1).


“1     O REI Nabucodonosor fez uma estátua de ouro, cuja altura era de sessenta côvados, e a sua largura de seis côvados; levantou-a no campo de Dura, na província de Babilônia.”
 

 “2     Então o rei Nabucodonosor mandou reunir os príncipes, os prefeitos, os governadores, os conselheiros, os tesoureiros, os juízes, os capitàes, e todos os oficiais das províncias, para que viessem à consagração da estátua que o rei Nabucodonosor tinha levantado.”


Nota: A história nos conta que pouco antes na Babilônia houvera uma rebelião e o rei questionou a  lealdade de seus subordinados. A dedicação da imagem seria uma oportunidade para todos no reino comprometerem e declararem sua lealdade ao governante. Quem lá não estivesse seria considerado traidor.
 

“4     E o arauto apregoava em alta voz: Ordena-se a vós, ó povos, nações e línguas:

5     Quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, prostrar-vos-eis, e adorareis a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tem levantado.

6     E qualquer que não se prostrar e não a adorar, será na mesma hora lançado dentro da fornalha de fogo ardente.”
  



By google.



4. Que acusação fizeram os Caldeus com relação àqueles judeus que não se curvaram para a estátua? (Daniel 3 : 12) .


“12     Há uns homens judeus, os quais constituíste sobre os negócios da província de Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abednego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste.”


Nota: Teria sido muito fácil raciocinar que eles deveriam adorar realmente a imagem, simplesmente mostrando sua lealdade ao rei. Mas eles sabiam que a lealdade a Deus estava envolvida, por isso não se atiraram para reverenciar a imagem.




By google.



 5.  Que mandamento proíbe a falsa adoração? (Exodo 20 : 4 - 6)


“4 Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.

 5     Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam,


 6     mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus mandamentos.”




6. Quando Sadraque, Mesaque e Abedenego foram entregues ao rei Nabucodonosor para responder as acusações contra eles, qual tratamento seria dado a eles? (Daniel 3 : 15)


“15     Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?”




By google.


7.  O que aqueles homens responderam a Nabucodonosor quando este lhes ofereceu uma segunda chance? (Daniel 3 : 16 -18).


 “16     Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio.


17     Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.

18     E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.”



Nota: Que tremendo testemunho de fé! Antes de virem ao campo de Dura, eles já haviam decidido não se render, não importando como seriam tratados. Se Deus os protegesse, eles estariam bem, mas se assim Ele não fizesse, eles ainda assim serviriam Ele. 






By google.




A Fornalha Ardente.



8. O que fez Nabucodonosor para responder a defesa daqueles Hebreus? (Daniel 3 : 19).


 “19     Então Nabucodonosor se encheu de furor, e mudou-se o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; falou, e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer.” 




9. O que aconteceu aos soldados que atiraram Sadraque, Mesaque e Abedenego dentro da fornalha ardente? (Daniel 3 : 22) .


“22     E, porque a palavra do rei era urgente, e a fornalha estava sobremaneira quente, a chama dofogo matou aqueles homens que carregaram a Sadraque, Mesaque, e Abednego.”
 

“23     E estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente.

24     Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei.” 




By google.



11. Como era o aspecto do Quarto Homem que estava com eles no fogo? (Daniel 3 : 25)


 “25     Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus.” 



Nota: Deus não só libertou os três jovens, Ele caminhou através do fogo com eles! Que maravilha o Deus que nós temos. Podemos ter muitos dissabores em nossas vidas, mas O Filho de Deus caminha conosco através do fogo. 



12. Como Nabucodonosor  chamou a Sadraque, Mesque e Abedenego quando eles saíram do fogo e depois de ver essa mostra do poder de Deus, que decreto fez Nabucodonosor? (Daniel 3 : 26 - 30).



“26     Então chegando-se Nabucodonosor à porta da fornalha de fogo ardente, falou, dizendo: Sadraque, Mesaque e Abednego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Então Sadraque, Mesaque e Abednego saíram do meio do fogo.

27     E reuniram-se os príncipes, os capitàes, os governadores e os conselheiros do rei e, contemplando estes homens, viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os seus corpos; nem um só cabelo da sua cabeça se tinha queimado, nem as suas capas se mudaram, nem cheiro de fogo tinha passado sobre eles.

28     Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus.

29     Por mim, pois, é feito um decreto, pelo qual todo o povo, e nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro Deus que possa livrar como este.

30     Então o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abednego, na província de Babilônia.”





By google.



Apocalipse 13 e a Imagem da Besta

O que aconteceu a Sadraque, Mesaque e Abedenego na Babilônia antiga é comparável aos eventos que vão transcorrer nos últimos dias. Apocalipse 13 enquadra para nós uma cena paralela para Daniel 3.  Vamos perceber as similaridades.




  13. O que fizeram os habitantes da terra comandados pela besta de dois chifres? (Apocalipse 13:11 - 12).



11 E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como dragão.

12 Também exercia toda a autoridade da primeira besta na sua presença; e fazia que a terra e os que nela habitavam adorassem a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada.”




 
By google.

 

14. Depois de fazer descer fogo do céu e operar outros milagres, o que esta besta declara que o povo deveria fazer? (Apocalipse 13 : 13 - 14).


13 E operava grandes sinais, de maneira que fazia até descer fogo do céu à terra, à vista dos homens;

14 e, por meio dos sinais que lhe foi permitido fazer na presença da besta, enganava os que habitavam sobre a terra e lhes dizia que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia.”




15. O que foi concedido a primeira besta fazer à imagem da besta e o que vai acontecer para aqueles que se recusarem a adorar a imagem da besta? (Apocalipse 13 : 15).


“15 Foi-lhe concedido também dar fôlego à imagem da besta, para que a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta.” 




By google.



 16. Quais outras restrições vão ter lugar para aqueles que são contrários em adorar a besta e receber a sua marca? (Apocalipse 13 : 16 - 17) .


16 E fez que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, lhes fosse posto um sinal na mão direita, ou na fronte,

17 para que ninguém pudesse comprar ou vender, senão aquele que tivesse o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.”


Nota: Restrições econômicas e finalmente a penalidade de morte serão impostas àqueles que se recusarem a adorar a imagem da besta ou receber a marca da besta. Podemos já ver que os assuntos são idênticos entre Apocalipse 13 e Daniel 3. Em ambos os capítulos, o povo está sendo obrigado a adorar uma imagem, e ser tratado com a morte, mas eles permanecerão fiéis aos mandamentos de Deus. 




By google.


... Quem Sou Eu que Um Rei Morreu por Mim ?!?




17. Quando a besta chamar o povo para adorar esta imagem, quem Deus pede a eles que adorem? (Apocalipse 14 : 7).


“ Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. ” 


18. Onde vão estar aqueles que terão vitória sobre a besta e sua imagem no momento final? (Apocalipse 15 : 2


2 E vi como que um mar de vidro misturado com fogo; e os que tinham vencido a besta e a sua imagem e o número do seu nome estavam em pé junto ao mar de vidro, e tinham harpas de Deus.


Nota:  Como Deus teve um povo vitorioso nos dias de Daniel, vai ter um povo vitorioso no tempo do fim. Sua preocupação não vai ser a proteção de Deus, mas a fidelidade para Deus. Eles vão permanecer verdadeiros para Deus, como foram Sadraque, Mesaque e Abedenego. Vão servir a Deus mesmo em face da morte. 








Minha Decisão:

- Senhor Deus, quero adorar-Te do fundo do meu coração, 

obedecendo o seu Segundo Mandamento:



  • 3 Não terás outros deuses diante de mim.
  • 4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
  • 5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
  • 6 E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
  • 7 Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.


 By google.




 "Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa". 

Apocalipse 3 : 11. 









Fontes deste Estudo Bíblico.




By you tube.












By you tube.






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário