sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Livro de Daniel Capítulo XI




 
By google.




 





1     EU, pois, no primeiro ano de Dario, o medo, levantei-me para animá-lo e fortalecê-lo.

2     E agora te declararei a verdade: Eis que ainda três reis estarão na Pérsia, e o quarto acumulará grandes riquezas, mais do que todos; e, tornando-se forte, por suas riquezas, suscitará a todos contra o reino da Grécia.

3     Depois se levantará um rei valente, que reinará com grande domínio, e fará o que lhe aprouver.

4     Mas, estando ele em pé, o seu reino será quebrado, e será repartido para os quatro ventos do céu; mas não para a sua posteridade, nem tampouco segundo o seu domínio com que reinou, porque o seu reino será arrancado, e passará a outros que não eles.

5     E será forte o rei do sul; mas um dos seus príncipes será mais forte do que ele, e reinará poderosamente; seu domínio será grande.

6     Mas, ao fim de alguns anos, eles se aliarão; e a filha do rei do sul virá ao rei do norte para fazer um tratado; mas ela não reterá a força do seu braço; nem ele persistirá, nem o seu braço, porque ela será entregue, e os que a tiverem trazido, e seu pai, e o que a fortalecia naqueles tempos.

7     Mas de um renovo das raízes dela um se levantará em seu lugar, e virá com o exército, e entrará na fortaleza do rei do norte, e operará contra eles, e prevalecerá.

8     Também os seus deuses com as suas imagens de fundição, com os seus objetos preciosos de prata e ouro, levará cativos para o Egito; e por alguns anos ele persistirá contra o rei do norte.

9     E entrará no reino o rei do sul, e tornará para a sua terra.

10     Mas seus filhos intervirão e reunirão uma multidão de grandes forças; e virá apressadamente e inundará, e passará adiante; e, voltando levará a guerra até a sua fortaleza.

11     Então o rei do sul se exasperará, e sairá, e pelejará contra ele, contra o rei do norte; este porá em campo grande multidão, e aquela multidão será entregue na sua mão.

12     A multidão será tirada e o seu coração se elevará; mas ainda que derrubará muitos milhares, contudo não prevalecerá.

13     Porque o rei do norte tornará, e porá em campo uma multidão maior do que a primeira, e ao fim dos tempos, isto é, de anos, virá à pressa com grande exército e com muitas riquezas.

14     E, naqueles tempos, muitos se levantarão contra o rei do sul; e os violentos dentre o teu povo se levantarão para cumprir a visão, mas eles cairão.

15     E o rei do norte virá, e levantará baluartes, e tomará a cidade forte; e os braços do sul não poderão resistir, nem o seu povo escolhido, pois não haverá força para resistir.

16     O que, pois, há de vir contra ele fará segundo a sua vontade, e ninguém poderá resistir diante dele; e estará na terra gloriosa, e por sua mão haverá destruição.

17     E dirigirá o seu rosto, para vir com a potência de todo o seu reino, e com ele os retos, assim ele fará; e lhe dará uma filha das mulheres, para corrompê-la; ela, porém, não subsistirá, nem será para ele.

18     Depois virará o seu rosto para as ilhas, e tomará muitas; mas um príncipe fará cessar o seu opróbrio contra ele, e ainda fará recair sobre ele o seu opróbrio.

19     Virará então o seu rosto para as fortalezas da sua própria terra, mas tropeçará, e cairá, e não será achado.

20     E em seu lugar se levantará quem fará passar um arrecadador pela glória do reino; mas em poucos dias será quebrantado, e isto sem ira e sem batalha.

21     Depois se levantará em seu lugar um homem vil, ao qual não tinham dado a dignidade real; mas ele virá caladamente, e tomará o reino com engano.

22     E com os braços de uma inundação serão varridos de diante dele; e serão quebrantados, como também o príncipe da aliança.

23     E, depois do concerto com ele, usará de engano; e subirá, e se tornará forte com pouca gente.

24     Virá também caladamente aos lugares mais férteis da província, e fará o que nunca fizeram seus pais, nem os pais de seus pais; repartirá entre eles a presa e os despojos, e os bens, e formará os seus projetos contra as fortalezas, mas por certo tempo.

25     E suscitará a sua força e a sua coragem contra o rei do sul com um grande exército; e o rei do sul se envolverá na guerra com um grande e mui poderoso exército; mas não subsistirá, porque maquinarão projetos contra ele.

26     E os que comerem os seus alimentos o destruirão; e o exército dele será arrazado, e cairão muitos mortos.

27     Também estes dois reis terão o coração atento para fazerem o mal, e a uma mesma mesa falarão a mentira; mas isso não prosperará, porque ainda verá o fim no tempo determinado.

28     Então tornará para a sua terra com muitos bens, e o seu coração será contra a santa aliança; e fará o que lhe aprouver, e tornará para a sua terra.

29     No tempo determinado tornará a vir em direção do sul; mas não será na última vez como foi na primeira.

30     Porque virão contra ele navios de Quitim, que lhe causarão tristeza; e voltará, e se indignará contra a santa aliança, e fará o que lhe aprouver; voltará e atenderá aos que tiverem abandonado a santa aliança.

31     E braços serão colocados sobre ele, que profanarão o santuário e a fortaleza, e tirarão o sacrifício contínuo, estabelecendo abominação desoladora.

32     E aos violadores da aliança ele com lisonjas perverterá, mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e fará proezas.

33     E os entendidos entre o povo ensinarão a muitos; todavia cairão pela espada, e pelo fogo, e pelo cativeiro, e pelo roubo, por muitos dias.

34     E, caindo eles, serão ajudados com pequeno socorro; mas muitos se ajuntarão a eles com lisonjas.

35     E alguns dos entendidos cairão, para serem provados, purificados, e embranquecidos, até ao fim do tempo, porque será ainda para o tempo determinado.

36     E este rei fará conforme a sua vontade, e levantar-se-á, e engrandecer-se-á sobre todo deus; e contra o Deus dos deuses falará coisas espantosas, e será próspero, até que a ira se complete; porque aquilo que está determinado será feito.

37     E não terá respeito ao Deus de seus pais, nem terá respeito ao amor das mulheres, nem a deus algum, porque sobre tudo se engrandecerá.

38     Mas em seu lugar honrará a um deus das forças; e a um deus a quem seus pais não conheceram
honrará com ouro, e com prata, e com pedras preciosas, e com coisas agradáveis.

39     Com o auxílio de um deus estranho agirá contra as poderosas fortalezas; aos que o reconhecerem multiplicará a honra, e os fará reinar sobre muitos, e repartirá a terra por preço.

40     E, no fim do tempo, o rei do sul lutará com ele, e o rei do norte se levantará contra ele com carros, e com cavaleiros, e com muitos navios; e entrará nas suas terras e as inundará, e passará.

41     E entrará na terra gloriosa, e muitos países cairão, mas da sua mão escaparão estes: Edom e Moabe, e os chefes dos filhos de Amom.

42     E estenderá a sua mão contra os países, e a terra do Egito não escapará.

43     E apoderar-se-á dos tesouros de ouro e de prata e de todas as coisas preciosas do Egito; e os líbios e os etíopes o seguirão.

44     Mas os rumores do oriente e do norte o espantarão; e sairá com grande furor, para destruir e extirpar a muitos.

45     E armará as tendas do seu palácio entre o mar grande e o monte santo e glorioso; mas chegará ao seu fim, e não haverá quem o socorra.




 
By google.


O estudo 10 examinou os 2300 dias do tempo profético de Daniel 8 o qual se iniciou em 457 A.C. com a Medo-Pérsia e terminou em 1844. Em Daniel 9 descobrimos que Deus, 
o Senhor previu com exatidão os anos do batismo e crucificação de Jesus.

Então, temos toda confiança que o evento final dos 2300 dias, a purificação do Santuário, viria conforme a predição do tempo, em 1844. Mas o que é o Santuário e por que ele é tão importante? 



O santuário do Antigo Testamento e Seus Serviços.




1. Qual era o propósito do antigo Santuário judeu e como era chamado o Santuário no Antigo Testamento? 
(Exodo 25 : 8).


“8 E me farão um santuário, para que eu habite no meio deles.”




Nota: Os israelitas eram nômades no deserto do Sinai. Neste tempo Deus pediu que eles construíssem um Tabernáculo para que Ele pudesse habitar no meio do povo. O Santuário do Antigo Testamento consistia em três seções: O Pátio, o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo. 

Cada uma destas seções tinha sua própria mobília: No Pátio estava o Altar da Queima e Oferecimento dos Sacrifícios. No Lugar Santo, estavam a Mesa dos Pães da Proposição, os Sete Castiçais e o Altar do Incenso. No Lugar Santíssimo, estava a Arca do Concerto, contendo os 10 Mandamentos. 

A Arca tinha uma tampa dourada chamada Tampa de Expiação ou Propiciatório a qual cobria a Lei. Sobre o Propiciatório estavam dois querubins, e entre eles estava a Glória Shekinah, a presença literal de Deus na terra. 




2. Quando a pessoa desejava ser perdoada do pecado no Israel antigo, 
o que ela trazia ao Santuário? 
(Levítico 5 : 6).


“6 E como sua oferta pela culpa, ele trará ao Senhor, pelo pecado que cometeu, uma fêmea de gado miúdo; uma cordeira, ou uma cabrinha, trará como oferta pelo pecado; e o sacerdote fará por ele expiação do seu pecado.”



Nota: O Santuário era o lugar onde o perdão dos pecados era obtido. O serviço do Santuário apontava para a remoção  (ou perdão) do pecado vindo do pecador e transferindo este pecado e sua recompensa (morte) para o substituto (o cordeiro). O pecador colocava suas mãos sobre a cabeça do cordeiro e confessava seu pecado. 


Então o pecador matava a ovelha no Altar das Ofertas Queimadas. O sangue do cordeiro era então aspergido antes do véu pelo Altar do Incenso no Lugar Santo. Desta maneira simbólica, o pecado cometido era então perdoado e era atribuído ao Santuário. Este trabalho de sacrifício era realizado pelos pecadores todos os dias; então se tornou conhecido como “diário.” 



 
By google.





Quem Projetou o Santuário?!?


3. Foi Moisés que projetou o Tabernáculo e que características tinha este Tabernáculo? (Exodo 25 : 9 e 40 e Hebreus 8 : 5).


“9 Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.” 


“40 Atenta, pois, que os faças conforme o seu modelo, que te foi mostrado no monte.”


Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou. 
Hebreus 8 : 5.



Nota: Moisés não projetou o Tabernáculo do Antigo Testamento; ele o fez de acordo com o modelo mostrado a ele por Deus quando estava no Monte Sinai. Foi Deus quem projetou o Santuário. Moisés construiu seu Tabernáculo de acordo com o modelo do Santuário Celestial. 


 
By google.



4. Quantos Santuários existem na Bíblia? 
(Hebreus 8 : 1 - 5).


“1 Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade,
 

2 Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.
 

3 Porque todo o sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; por isso era necessário que este também tivesse alguma coisa que oferecer.
 

4 Ora, se ele estivesse na terra, nem tão pouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei,
 

5 Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou.”



Nota: O escritor de Hebreus indica claramente que existem dois Santuários, um terrestre (o Tabernáculo e todos o serviços do Templo) e um Santuário Celestial. Este foi projetado e levantado pelo Senhor (o celestial), e o outro levantado por Moisés (o terrestre). 



By google.



Jesus cumpre o Serviço do Santuário.


As três partes do Santuário – o Pátio, o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo – indicam as três fases da salvação pelo ministério de Jesus, uma fase é simbolizada pelo Pátio, a segunda fase é simbolizada pelo Lugar Santo, e a terceira fase é simbolizada pelo Lugar Santíssimo. 



5. Que fase do ministério de Cristo é simbolizada pelo serviço do Pátio? 
(Hebreus 9 : 26; João 1 : 29).


“De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.”


“No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, 
que tira o pecado do mundo.”.



Nota: Jesus, por Sua morte na cruz do Calvário, cumpriu o serviço do Pátio do Antigo Testamento. Ele se tornou o sacrifício do pecador: o Cordeiro de Deus. O povo não se sacrificava muito para oferecer um cordeiro a Deus quando confessava seu pecado, mas Jesus, o Cordeiro de Deus morreu por nossos pecados. O Pátio simboliza o sacrifício de Jesus. 


By google.





6. Quem é o Sumo Sacerdote do Santuário Celestial e como é cumprido 
o Seu ministério neste lugar? 
(Hebreus 4:14  e Hebreus  9 : 24).


“Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.”


“Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;”


Nota:  No Santuário Celestial existe somente um sacerdote, Jesus. Ele não é outro senão o Cordeiro de Deus, Jesus. Em Sua ascensão, Jesus entrou no Lugar Santo do Santuário Celestial, onde Ele aparece na presença de Deus por nós. 

Quando nós pecadores confessamos nossos pecados e aceitamos a morte e ressurreição da vida de Jesus como nossa própria, Jesus está no céu reclamando nosso perdão do pecado através de Seu sangue. Resumindo então, temos que o Pátio representa o serviço de sacrifício de Jesus e o Lugar Santo o Seu trabalho de intercessão. 



 
By google.




7. Como o apóstolo Paulo indica que os indivíduos são restaurados para um 
relacionamento correto com Deus? 
(Romanos 5 : 10).


“Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.”


Nota:  Estes dois aspectos do ministério de Jesus no Santuário são cumpridos por Jesus. Ele é o único que pode restaurar completamente uma pessoa à um relacionamento correto com Deus. 




8. Quantos mediadores existem entre Deus e a humanidade 
nos tempos do Novo Testamento? 
(I Timóteo 2 : 5).



“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.”


Nota:  Nos tempos do Novo Testamento não era mais preciso um sistema de sacerdócio terrestre. Depois que Jesus morreu na cruz e ressuscitou, o ministério do Grande Sumo Sacerdote começou. Não existe, contudo, nenhum outro mediador entre Deus e a humanidade, exceto Jesus. 




 
By google.




O Dia da Expiação.


Enquanto o serviço no Pátio e Lugar Santo era realizado todo dia, o serviço no Lugar Santíssimo era realizado uma vez por ano. Então, enquanto o anterior era conhecido como “diário”, o ultimo era conhecido como “anual”. O serviço do Dia da Expiação é a terceira e final fase do ministério de Jesus. Vamos examinar os eventos deste, o mais solene dia na vida do Israel antigo.




9. O que acontecia ao Santuário no Dia da Expiação? 
(Levítico 16 : 29 - 30).


“29 Também isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e não fareis trabalho algum, nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vos;

30 porque nesse dia se fará expiação por vós, para purificar-vos; de todos os vossos pecados sereis purificados perante o Senhor.”




Nota:  O propósito do dia da Expiação era purificar os pecadores e o Santuário. A purificação do Santuário era obtida através do serviço no Lugar Santíssimo. 




 
By google.



10. Quantos bodes eram escolhidos no Dia da Expiação e o que representavam estes animais? (Levítico 16 : 5 e 8).



 “5 E da congregação dos filhos de Israel tomará dois bodes para oferta pelo pecado e um carneiro para holocausto.

6 Depois Arão oferecerá o novilho da oferta pelo pecado, o qual será para ele, e fará expiação por si e pela sua casa.

7 Também tomará os dois bodes, e os porá perante o Senhor, à porta da tenda da revelação.

8 E Arão lançará sortes sobre os dois bodes: uma pelo Senhor, e a outra por Azazel.”




Nota: Um bode era escolhido para ser oferecido ao Senhor, o outro era para ser o bode expiatório, ou era escolhido para Azazel. Azazel era outro nome dado a Satanás. Então, neste dia em particular dois bodes eram escolhidos, um para o Senhor e outro representava a Satanás.




  
By google.




11. O que acontecia ao bode para o Senhor? (Levítico 16 : 9 e 15).



“9 Então apresentará o bode sobre o qual cair a sorte pelo Senhor, e o oferecerá como oferta pelo pecado;”


“15 Depois imolará o bode da oferta pelo pecado, que é pelo povo, e trará o sangue o bode para dentro do véu; e fará com ele como fez com o sangue do novilho, espargindo-o sobre o propiciatório, e perante o propiciatório;”



Nota: A tampa do Propiciatório, também conhecida como tampa de misericórdia, ficava dentro do Lugar Santíssimo.  (perceba que esta é a única vez a cada ano que o sumo sacerdote  entrava no Santo dos Santos). Um pouco deste sangue era aspergido sobre o Altar do Incenso, e outro tanto era aspergido sobre o Propiciatório. 




 
By google.





12. A aspersão do sangue do bode do Senhor sobre o propiciatório era para fazer expiação para qual parte do Santuário e por que este lugar precisava ser purificado? (Levítico 16 : 16).


“16 e fará expiação pelo santuário por causa das imundícias dos filhos de Israel e das suas transgressões, sim, de todos os seus pecados. Assim também fará pela tenda da revelação, que permanece com eles no meio das suas imundícias.”  



Nota:  Perceba novamente que o sumo sacerdote está no Lugar Santíssimo, mas ele está fazendo uma expiação pelo Santuário ou Lugar Santo. A razão pela qual o sumo sacerdote entrava no Lugar Santíssimo era para purificar o Lugar Santo de todos os pecados dos filhos deIsrael que tinham sido transferidos para lá por todo o ano através do serviço do Lugar Santo.





By google.


13. O que acontecia ao bode vivo quando o serviço de purificação do Santuário era completado? (Levítico 16 : 20 -  21).



“20 Quando Arão houver acabado de fazer expiação pelo lugar santo, pela tenda da revelação, e pelo altar, apresentará o bode vivo;

21 e, pondo as mãos sobre a cabeça do bode vivo, confessará sobre ele todas as iniqüidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, sim, todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá - lo - á para o deserto, pela mão de um homem designado para isso.”





Nota:  Perceba que o bode de Satanás nunca era morto. Somente Jesus arca com a pena do pecado (morte). O bode vivo somente entra em cena quando o serviço do Santuário estava completo – o serviço de salvação estava acabado! Esta remoção do pecado do Santuário é o ato final do serviço do Santuário. 

A cerimônia mostrava simplesmente que Satanás é o agente responsável final do pecado. A fim de que Jesus removesse o pecado do Santuário, um serviço de julgamento era necessário. Isto porque este serviço no Israel antigo era conhecido como o dia do julgamento. Este era o mais solene dia na história de Israel, porque os israelitas sabiam que seus pecados estavam sendo removidos do Santuário.


Fontes deste Estudo Bíblico.






Nenhum comentário:

Postar um comentário